segunda-feira, 5 de julho de 2010

CLAUDIO MENEGHETTI SELECIONADO

As fotos abaixo compõem uma série intitulada "Autoestima ", trabalho do fotógrafo brasileiro Cláudio Meneghetti, que atua em Porto Alegre. Tive o prazer e a honra de ser o curador de uma mostra de fotógrafos brasileiros na França, da qual ele foi especial participante. Meneghetti foi o único artista sulamericano a ser escolhido para expor no Festival da Guatemala, conforme release abaixo, com texto de Paula Teitelbaum.

Em sua primeira edição, o GuatePhoto Festival celebra a fotografia contemporânea, buscando criar um panorama dos talentos locais e promover junto à comunidade internacional uma oportunidade de trocar idéias e discutir as novas tendencias da fotografia.

Dentro da programação do festival, a exposição principal conta com a presença do fotógrafo gaúcho Claudio Meneghetti. Mais conhecido como fotógrafo publicitário, Meneghetti apresentará seu trabalho autoral “Autoestima”, produzido em agosto de 2009, para a exposição coletiva “11 Photographes Brésiliens”, exibida na Galerie D`Art François Mansart, em Paris, sob curadoria de Paulo Amaral.

“Autoestima” foi um dos 15 trabalhos escolhidos em uma seleção que envolveu mais de 400 inscritos de 47 países. A série de fotos de Claudio Meneghetti é o única da América do Sul a constar na exposição.

O GuatePhoto Festival acontecerá de 6 à 31 de julho no Museu de Arte Contemporânea Carlos Márida, na cidade da Guatemala.


Autoestima

Em seu silêncio, as fotos de Claudio Meneghetti falam. Ou melhor, murmuram. E contam, com sua série de sutilezas, que é possível enxergar, ao mesmo tempo, o antes e o depois. Antes: a fome, o frio, a sujeira, o cansaço, a falta de rumo. Depois: a comida, o banho, a cama, o amor-próprio.

Seus personagens, moradores de rua de Porto Alegre, expressam a delicada – mas não menos severa – mudança que vem quando a autoestima é estimulada. São efígies que se formam num ensaio repleto de sombra e luz. Da sombra do abandono à luz do encontro.

Capturados de forma espontânea e natural, os modelos aqui são pessoas que vivem à margem: sob viadutos, marquises e o peso do preconceito. Claudio Meneghetti os fotografou ao chegarem nas entidades assistenciais – famintos, cansados, perdidos – e após receberem assistência. E, assim, eternizou a tênue linha que resgata a dignidade e o respeito. Perpetuando a vida que, por passar num piscar de diafragma, merece um olhar mais atento.


Paula Teitelbaum

Nenhum comentário:

Postar um comentário