quinta-feira, 3 de junho de 2010

de Baudelaire

"Os sentimentos profundos têm um pudor que não quer ser violado".

Esta citação de Baudelaire vive em mim. Trata dos mais recônditos sentimentos que temos: nossos mistérios, nossa intimidade indevassável.É por isso que ela não me sai da cabeça.

6 comentários:

  1. Mas existem sentimentos profundos que resistem a serem compreendidos (independentemente do acto de se tornarem conhecidos) - reconhecidos.

    ResponderExcluir
  2. E é por isso que a frase intriga, Blue in Green. Coisas da psicanálise. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Essa frase é de uma verdade absoluta. Muito boa.

    ResponderExcluir
  4. Hoje, por acaso, ouvi na TV, enquanto me vestia, outra frase do Baudelaire. Não pude anotar, mas era algo mais ou menos assim: a depressão é a melancolia sem o charme.
    Também gostei muitíssimo. Faz parte do charme zelar pelo que é profundo.

    ResponderExcluir
  5. Bípede: De Baudelaire a principal obra é "Les Fleurs du Mal ". Eu tinha este livro, comprado em Paris quando lá fiquei por um tempo em 1992, em pleno aprendizado do francês, e decorei alguns poemas, dos quais o meu predileto é La Beauté. Um dia declamo para vocês num daqueles encontros nossos em volta da boa mesa. Mas antes tenho que beber meia garrafa de vinho. Mas eu esquecia de dizer, o tal livro desapareceu de minha biblioteca.
    Bjs. do doravante brasil.

    ResponderExcluir
  6. Mais um motivo para ir a Porto Alegre urgente. Quero muito fazer parte dessa mesa, me embriagar de vinho e de Baudelaire.

    ResponderExcluir