domingo, 6 de junho de 2010

O QUE SE ESPERA DOS POLÍTICOS

Reproduzo aqui um texto escrito por mim em outubro do ano passado.
Hoje, lendo a Revista VEJA, em relaçao à qual tenho lá muitas críticas, deparo com um artigo sobre o Agaciel Maia voltando à cena. Definitivamente, no Brasil não é muito difícil ser profeta.

Pesquisas recentes, quando perguntam ao eleitor o que ele espera dos políticos, apontam em grande parte a mesma resposta: - espero que eles sejam honestos. Esta resposta, reveladora da inquietação dos eleitores num país em que a roubalheira grassa, passou a representar um desvio do verdadeiro objetivo dos pleitos, qual seja, o de escolher homens e mulheres capazes tecnicamente de praticar a gestão publica com competência, conhecimento, planejamento e, fica implícito, também com honestidade. A honestidade não representa um fim em qualquer processo. Ela é apenas um meio. Entretanto, como quem não tem cão caça com gato, supõe-se que, pelo menos sendo honesto o político, já se tem meio caminho andado. A resposta mais ouvida nas pesquisas revela uma inverdade, pois nem todos os políticos são desonestos – mas trata-se de uma inverdade na qual se acredita quando se tem um amplo cenário de falcatruas protagonizadas pelos seres políticos de todos os poderes. Praticamente um terço dos congressistas enfrentam processos criminais, muitos deles já condenados até, mas continuam em seus postos, como se nada tivesse acontecido, e, mais ainda, habilitados a concorrer nas próximas eleições. Lembram do Agaciel Maia ? Pois bem, ele vai concorrer para deputado federal, e diz-se aqui em Brasilia - onde estou neste momento -, que tem grandes chances de vencer por larga margem, pois sua sustentação na campanha dar-se-á por corporações poderosas e interessadas em sua condução ao posto do qual poderá contribuir, de alguma forma, para o restabelecimento do trem da alegria do Congresso Nacional, o qual, aliás, há muito perdeu os freios. Não se pensa em competência. O exame do ENEM que o mostre. Tantas tecnologias e cuidados para reservar-se o sigilo de uma prova destinada a milhões de brasileiros, e ela é furtada por um simples funcionário da gráfica responsável por sua impressão. Não se pensou na árvore, mas apenas na floresta, ou vice-versa. A coisa foi protagonizada também por um dono de pizzaria, o que leva a crer que o imbroglio todo vai dar, como de praxe, em pizza. Depois que todos pensávamos que o Sarney estava encurralado, e que ele não tinha mais saída, e que ele iria cair de vez sob o peso de sua esperteza, foi ele na verdade quem nos encurralou a todos. “ Nunca antes na história deste pais “ se consolidou tanto a razão para que os cidadãos eleitores se contentem com uma única esperança: a de que os políticos sejam - ao menos - honestos.

Um comentário:

  1. É uma desgraça que tenhamos expectativas tão baixas com relação aos nossos políticos, ainda que elas sejam realistas.

    ResponderExcluir