quinta-feira, 24 de junho de 2010

Serão os franceses assim ?

A propósito da grosseria que o técnico da equipe francesa de futebol protagonizou diante do treinador do time adversário e vencedor, o nosso Parreiras, e diante de milhões de telespectadores,devo, a bem da verdade, dizer que os franceses não são assim. Pelo contrário, famosos antes por serem descorteses e frios, a principal fonte da economia francesa, o turismo, ensinou aquele povo a tratar bem os estrangeiros, se é que já não o faziam. E isso hoje se percebe na maior parte dos lugares. Infelizmente, o senhor Raymond Domenech, com seu gesto de arrogante superioridade - e não se sabe por quê, já que seu time perdeu - faz ressucitar a hipótese de que os franceses comportam-se como ele. Isto é, conseguiu a um tempo enterrar as esperanças francesas de vitória nesta copa e exibir uma lição equivocada, mesmo diante do técnico Parreiras que com humildade insistia em apertar-lhe a mão num gesto de fraternidade. Na França tem sido este fato o causador de muita vergonha - basta entrar nos sites da imprensa parisiense para ver o que pensam e dizem. Vale lembrar que, apesar da vitória, o time de Parreiras foi igualmente desclassificado, e que este lembrou das lições básicas da fraternidade ( La Fraternité ), símbolo maior da bandeira francesa. Quanto a Domenech, esqueceu-se desta ordem, e de outra, a igualdade dos pares ( L'Égalité ). Lembrou-se apenas de uma, a liberdade ( La Liberté ) de agir conforme seu péssimo e arrogante humor. Repito: os franceses não são Domenech, podem acreditar.

3 comentários:

  1. Se tem uma coisa que todos deveriam ter bem clara em suas cabeças e que cada um responde por sí e por mais ninguém, nem por pai, mãe ou filho.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, Paulo, concordo contigo. Não dá para generalizar ou reduzir. Mas que foi boa a desclassificação da França, foi.

    ResponderExcluir
  3. Bípede: Como sempre estás certa.

    Maia: Que foi bom, ah, isso foi...

    ResponderExcluir