quarta-feira, 14 de julho de 2010

E O DIVÓRCIO, QUEM DIRIA, FOI PARAR...

Quando eu casei pela primeira vez, em 1975, havia uma forte campanha contra o projeto de Lei do Deputado Nelson Carneiro instituindo o divórcio no Brasil. Campanha da Igreja, é claro. Para se flexibilizar o projeto, atenuou-se nele o que se pôde, até que ele foi aprovado com algumas ressalvas, sobretudo no que dia respeito a um período de três longos anos durante os quais os divorciandos ( pois este seria o termo apropriado ) poderiam refletir sobre o passo que haviam dado. Aprovada a Lei, logo, logo a foram flexibilizando, até que em 1988, pela Constituinte, entrou a figura da união estável, o que refletiu nos valores tradicionais do casamento e suscitou novos protestos. De lá para cá, a coisa ficou solta. Tão solta que esta semana foi aprovada uma lei que permite ao casal o divórcio já no dia seguinte. Uma espécie de rito sumário. E aqui eu vou dar o meu palpite: embora favorável ao divórcio, acho que estes passos mais recentes em relação à separação definitiva acabaram por banalizar o casamento. E o próprio divórcio. Ah, eu acho que estou ficando velho...

7 comentários:

  1. Não está ficando velho. Believe-me, está ficando lúcido!

    ResponderExcluir
  2. Bípede ! Sempre acordada ! Com teu comentário remocei. Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Penso tanta coisa sobre casamento e divórcio, e mesmo tendo experimentado os dois, não consigo tecer opinião nenhuma. Estranho, não é?

    Abraço, Paulo.

    ResponderExcluir
  4. kkkk velho uma pinóia.
    O lance é o seguinte: A única forma que pode ser norma, é nenhuma regra ter.
    Casamento nunca foi instituição. Quando a Igreja resolveu que queria mais poder (no Concílio de Trento) instituiu esse negócio de casamento na Igreja sob controle do padre, assim como nascimentos e óbitos (tudo controladinho). Levamos 400 anos para nos livrarmos disso.
    Não é o casamento que faliu. Foi a família como unidade de produção. Não somos mais unidade de produção. Agora é cada um por si e com dinheiro se compra cenoura. Antes, quanto mais membros, mais rica a família, pois mais era capaz de produzir. A família que se comporta hoje como unidade de produção, morando junta e trazendo a renda para o conjunto, tem progresso rápido e constante. o Individualismo está matando a sociedade.

    ResponderExcluir
  5. Nem tanto pra lá, nem tanto pra cá...continuamos lidando com o mesmo problema, o ser humano. Isso não vai mudar nunca, pelo menos enquanto eu viver ...acredito.
    Só sei que, a liberdade trás responsabilidades e as facilidades do "ir e vir" faz com que a opção do "ficar" se torne muito mais forte, pois trata-se de uma escolha e não um dever.
    Dessa forma, tanto faz, todos rejuvenescemos ou envelhecemos...afinal, somos todos aquele ser humano complicado por natureza.
    MA-Aurvalle

    ResponderExcluir
  6. Caro Mauricio: Grato pelo comment. Só hoje eu vi, Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia a todos, eu sou Vieira Tracy, eu só quero dizer um grande obrigado a
    Dr. Ajobi que usam seus poderes mágicos para trazer o meu marido de volta das mãos de uma outra senhora, após três anos de casamento com meu marido Mr.
    Nelson.He decidiu me e os meus filhos sair para outra mulher. quando
    i foi softing a rede uma tarde terça-feira eu vi um post sobre
    Dr. Ajobi, decidi entrar em contato com ele, eu estava tão feliz que ele me responder
    ao mesmo tempo, e meu problema foi resolvido, as palavras não são suficientes para expressar meus agradecimentos você, eu digo: Deus abençoe você e sua família .. Dr. Ajobi me ajudar, sem nenhum custo. Meu amigo, se você ler o meu artigo e você
    tem esse problema por favor contacte DR Ajobi para ajudar ......
    Se você quer uma solução no seguinte problema, entre em contato com ele também
    1) Se você quer que sua mulher para nascer sem CS
    2) Precisa de um bom emprego ou uma promoção no seu local de trabalho
    3) Se você quiser que o seu ex-costas
    4) Se você quer engravidar
    5) Se você não quer que seu marido a considerar uma outra mulher
    6) Você quer as mulheres / homens correm atrás de você.
    7) Se você quiser parar o seu divórcio.
    9) Ele também curar goloria
    10) Se você quiser que sua empresa Boming
    11) Se você estiver procurando por um bom trabalho
    Além disso, entre em contato com o Dr. Ajobi
    saudável HIV e SIDA
    INFORMAÇÕES DE CONTATO DR Ajobi
    Telefone: +2347036354940
    WHATAPP NÚMERO: +2348128559388
    E-mail: Drajobispell@outlook.com

    ResponderExcluir